GÊNERO E SEXUALIDADE (ATIVIDADE E GABARITO)
1.
(Enem) TEXTO I
Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à
dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua
janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado
penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outra na sua aula de
francês ou de dança.
Comentário
do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos [1839] apud SILVA, T. V.
Z.Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotesi — Revista dos Estudos Literários, Juiz de Fora, v.
2. n. 2, 1998.
TEXTO II
As janelas e portas gradeadas com treliças não eram
cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grande
gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as
esposas.
MACEDO, J.M. “Memória da Rua do Ouvidor [1878]”. Disponível em:
www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).
A representação social do feminino comum aos dois
textos é o(a)
a) submissão de gênero, apoiada pela concepção
patriarcal de família.
b) acesso aos produtos de beleza, decorrência da
abertura dos portos.
c) ampliação do espaço de entretenimento, voltado às
distintas classes sociais.
d) proteção da honra, medida pela disputa masculina em
relação às damas da corte.
e) valorização do casamento cristão, respaldado pelos
interesses vinculados à herança.
2. (Enem PPL) Leia
atentamente o trecho.
Mirem-se
no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas.
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas.
BUARQUE, C.; BOAL, A. “Mulheres de Atenas”.
Os versos da composição remetem à condição das
mulheres na Grécia antiga, caracterizada, naquela época, em razão de
a) sua
função pedagógica, exercida junto às crianças atenienses.
b) sua
importância na consolidação da democracia, pelo casamento.
c) seu
rebaixamento de status social frente aos homens.
d) seu
afastamento das funções domésticas em períodos de guerra.
e) sua
igualdade política em relação aos homens.
3. (Uepb) O texto abaixo
retrata a Questão de Gênero.
“O direito a uma vida livre de violência é um dos
direitos básicos de toda mulher. É pela garantia desse direito que marchamos
hoje e marcharemos sempre, até que todas sejamos livres”.
Esse texto constava entre os inúmeros cartazes na
Segunda Marcha das Vadias no Distrito Federal.
Com base nas informações da charge, do texto e seus
conhecimentos sobre o tema, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO:
a) A
violência física contra a mulher é o estágio de uma série de violências
verbais, simbólicas, psicológicas que atingem mulheres todos os dias. A
discriminação histórica contra a mulher não é fruto de uma concepção patriarcal
que ainda impera, mesmo inconscientemente, na sociedade.
b) A
marcha das vadias objetiva conscientizar a sociedade de que a culpa do estupro
não é da mulher e o estupro não dever estar associado ao modo como ela se
veste. Protestam contra a culpabilização das vitimas nos casos das violências
sofridas. Criticam também as instituições que sustentam a dominação e a
exploração contra a mulher.
c) A
mercantilização do corpo da mulher, do prazer e a banalização da exploração
sexual são dimensões da globalização econômica. A mulher é considerada alvo
estratégico do consumismo e o apelo sexual o elemento central nesse método.
d) Mulheres
trabalhadoras assalariadas, depois do trabalho nas fábricas, no comércio, no
campo ou como empregadas domésticas, são subordinadas à dupla jornada de
trabalho ao realizarem as tarefas domésticas ao chegarem em casa. Já as
mulheres burguesas ou de classe média alta, mesmo que trabalhem, relegam as
mulheres mais pobres a essa segunda atividade. Logo, em sua grande maioria são
as mulheres pobres e trabalhadoras exploradas e oprimidas que lutam de forma
consciente contra a opressão.
4.
(Enem) Ninguém nasce mulher; torna-se mulher.
Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana
assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse
produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.
BEAUVOIR,
S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
Na
década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar
um movimento social que teve como marca o(a)
a) ação
do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.
b) pressão
do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.
c) organização
de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.
d) oposição
de grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos.
e) estabelecimento
de políticas governamentais para promover ações afirmativas.
5. (Enem
PPL) Maria da Penha
Você
não vai ter sossego na vida, seu moço
Se
me der um tapa
Da
dona “Maria da Penha”
Você
não escapa
O
bicho pegou, não tem mais a banca
De
dar cesta básica, amor
Vacilou,
tá na tranca
Respeito,
afinal, é bom e eu gosto
[...]
Não
vem que eu não sou
Mulher
de ficar escutando esculacho
Aqui
o buraco é mais embaixo
A
nossa paixão já foi tarde
[...]
Se
quer um conselho, não venha
Com
essa arrogância ferrenha
Vai
dar com a cara
Bem na mão da “Maria
da Penha”
ALCIONE. De tudo o que eu gosto.
Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.
A letra da canção faz referência a uma iniciativa
destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado,
principalmente, à(s)
a) mudanças
decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.
b) formas
de ameaça doméstica que se restringem à violência física.
c) relações
de gênero socialmente construídas ao longo da história.
d) violência
doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.
e) ingestão
excessiva de álcool pelos homens.
6. (Enem PPL)
As figuras indicam mudanças no universo feminino, como
a
a) decadência
da Monarquia, revelada pela aparição solitária e informal das nobres.
b) redução
na escolaridade, simbolizada pela vida dinâmica e sem dedicação à leitura.
c) ampliação
do status, conferida pela passagem do local rústico para os jardins do
palácio.
d) inclusão
na política, representada pela diferença entre o espaço privado e o espaço
público.
e) valorização
do corpo, salientada pelo uso de roupas mais curtas e pela postura mais
relaxada.
7. (Enem PPL) Leia atentamente
Sempre
teceremos panos de seda
E nem por isso vestiremos melhor.
Seremos sempre pobres e nuas
E teremos sempre fome e sede
Nunca seremos capazes de ganhar tanto
Que possamos ter melhor comida.
E nem por isso vestiremos melhor.
Seremos sempre pobres e nuas
E teremos sempre fome e sede
Nunca seremos capazes de ganhar tanto
Que possamos ter melhor comida.
CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain
ou le Chevalier au lion (1177-1181). Apud
MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média.
São Paulo:
Contexto, 1992 (adaptado).
O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à
a) inserção
das mulheres em atividades tradicionalmente masculinas.
b) ambição
das mulheres em ocupar lugar preponderante na sociedade.
c) possibilidade
de mobilidade social das mulheres na indústria têxtil medieval.
d) exploração
das mulheres nas manufaturas têxteis no mundo urbano medieval.
e) servidão
feminina como tipo de mão de obra vigente nas tecelagens europeias.
8.
(Enem) Tenho 44
anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e
mulheres gays
nos Estados Unidos. Quando nasci,
relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays
e lésbicas não podiam trabalhar no
governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam
posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores
para seus semelhantes.
ROSS, A.
“Na máquina do tempo”. Época, ed. 766, 28 jan. 2013.
A dimensão política da transformação sugerida no
texto teve como condição necessária a
a) ampliação da noção de cidadania.
b) reformulação de concepções religiosas.
c) manutenção de ideologias conservadoras.
d) implantação de cotas nas listas partidárias.
e) alteração da composição étnica da população.
9. (Uema) Um dos fenômenos sociais de destaque nos
estudos sociológicos são as instituições sociais. Conceituadas como “toda forma
ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com
caráter normativo – ou seja, ela define regras e exerce formas de controle
social”. Por isso, mudanças nas instituições sociais geralmente envolvem
disputas entre conservadores e progressistas.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução
à Sociologia. São Paulo: Ática, 2008.
A situação que tem gerado disputa ideológica
na sociedade brasileira tanto no discurso de senso comum como nas instâncias de
poder, em virtude do processo de mudança na formatação da instituição social
denominada de família, é
a) a
comemoração ao divórcio.
b) o
casamento religioso entre viúvos.
c) a
união estável para os casais idosos.
d) a
adoção de crianças por casais do mesmo sexo.
e) a
perda da guarda dos filhos por abandono de incapaz.
10. (Unioeste) No dia 22 de junho de 2015, a Assembleia
Legislativa do Paraná colocou como pauta de discussão o debate sobre a
“ideologia de gênero” nas escolas do Paraná. Sabe-se que o conceito de gênero é
fundamental para a compreensão das desigualdades entre homens e mulheres e
coloca em xeque as atribuições relacionais que a sociedade constrói para homens
e mulheres. Dada a repercussão do tema e a relevância da temática, é CORRETO
afirmar sobre questões de gênero.
a) O
debate sobre gênero na educação interessa apenas aos homens e para as pessoas
que só têm atração sexual por pessoas do sexo oposto.
b) Nas
concepções sobre gênero, o sexo biológico corresponde a uma identidade cultural
que se mantém inalterada até o final da vida.
c) A
identidade de gênero é determinada biologicamente e não pode ser modificada
pela cultura, pelo meio social, pela educação nem por todas as relações sociais
que fazem parte da vida dos indivíduos.
d) A
compreensão da temática de gênero perpassa um sistema de relações de poder,
baseadas em um conjunto de papéis, identidade, comportamentos e estereótipos
atribuídos a mulheres e homens.
e) As
relações de gênero não estão ligadas a contextos de relações de poder e
desigualdade, ao contrário das relações travadas entre as classes sociais e os
grupos étnicos.
11. (Ufu)
A Universidade Federal de Juiz de
Fora (UFJF) liberou nesta quarta-feira (25) o uso de todos os banheiros da
instituição por qualquer pessoa, conforme o gênero com que se identifica. A
iniciativa se deu pela adoção da campanha “Libera meu xixi”, voltada ao combate
da transfobia em espaços públicos. Nos próximos dias, banheiros de todo o
campus receberão uma placa com a frase “Aqui você é livre para usar o banheiro
correspondente ao gênero com que se identifica”.
Para se entender as motivações para o
desenvolvimento de uma política pública como a descrita, é necessário saber
que:
a) O
sexo determina a conduta social dos indivíduos.
b) Não há uma
definição biológica para o conceito de sexo.
c) O
gênero é uma construção social.
d) As
diferenças de gênero são definidas geneticamente.
12. (Unioeste) No Brasil, ainda são elevados os índices de
violência e desigualdades de direitos entre homens e mulheres. Alguns estudos
de gênero defendem a necessidade de analisarmos, com mais propriedade, a
situação das mulheres e demais grupos subalternizados, social e
cientificamente. Sobre os temas ligados aos estudos de gênero, assinale a
afirmativa INCORRETA.
a) Debater
o tema da cidadania das mulheres é também analisar um processo que envolve a
participação das mulheres na esfera pública e no mercado de trabalho, marcada
por inclusões e exclusões que vêm desde o século XVIII.
b) No
âmbito teórico, os movimentos feministas, ao entrarem na academia e ao fazerem
crítica às categorias de análise, produziram o conceito de gênero.
c) Quando
se fala em estudos de gênero, se pensa na igualdade de direitos entre mulheres
e homens, e, em alguns casos, em reivindicações por atendimentos especiais às
mulheres.
d) As
políticas públicas, consideradas em sua variedade e alcance, são um importante
instrumento para a concretização dos objetivos das mulheres.
e) O
problema da violência contra a mulher no Brasil foi solucionado com a
promulgação da Lei Maria da Penha.
GABARITO
1- A
2- C
3- A
4- C
5- C
6- E
7- D
8- A
9- D
10- D
11- C
12- E
A resposta da 11 seria a letra C, pois para a Sociologia e Antropologia, o comportamento social é desnaturalizado, ou seja, não
ResponderExcluiré determinado por forças naturais, biológicas. O gênero é um exemplo dessa construção
social uma vez que, a partir a da definição biológica de sexo, o processo de socialização,
de educação levará o indivíduo a um processo de enquadramento aos papéis, valores,
comportamentos sociais de “homem” ou “mulher” definidos a partir do universo cultural
vigente. Assim, para lembrar Simone de Beauvoir, “não se nasce mulher, torna-se mulher”,
situação que também se estende ao universo do masculino.
Peço desculpas ao desconhecido pelo atraso em respondê-lo. Eu juro que até agora não tinha parado para ver os comentários.
ResponderExcluirVoltando para a questão em si o gabarito está errado sim. A resposta correta é a letra C.
Vou corrigir lá postagem.