GÊNERO E SEXUALIDADE (ATIVIDADE E GABARITO)

1. (Enem)  TEXTO I

Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outra na sua aula de francês ou de dança.

Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos [1839] apud SILVA, T. V. Z.Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotesi — Revista dos Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.

TEXTO II

As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grande gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.
MACEDO, J.M. “Memória da Rua do Ouvidor [1878]”. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).

A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)
a) submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família.   
b) acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.   
c) ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais.   
d) proteção da honra, medida pela disputa masculina em relação às damas da corte.   
e) valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.   
  
2. (Enem PPL)  Leia atentamente o trecho.
Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Vivem pros seus maridos
Orgulho e raça de Atenas.

BUARQUE, C.; BOAL, A. “Mulheres de Atenas”.

Os versos da composição remetem à condição das mulheres na Grécia antiga, caracterizada, naquela época, em razão de 
a) sua função pedagógica, exercida junto às crianças atenienses.    
b) sua importância na consolidação da democracia, pelo casamento.    
c) seu rebaixamento de status social frente aos homens.    
d) seu afastamento das funções domésticas em períodos de guerra.    
e) sua igualdade política em relação aos homens.   
  
3. (Uepb) O texto abaixo retrata a Questão de Gênero.

“O direito a uma vida livre de violência é um dos direitos básicos de toda mulher. É pela garantia desse direito que marchamos hoje e marcharemos sempre, até que todas sejamos livres”.

Esse texto constava entre os inúmeros cartazes na Segunda Marcha das Vadias no Distrito Federal.

Com base nas informações da charge, do texto e seus conhecimentos sobre o tema, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO: 
a) A violência física contra a mulher é o estágio de uma série de violências verbais, simbólicas, psicológicas que atingem mulheres todos os dias. A discriminação histórica contra a mulher não é fruto de uma concepção patriarcal que ainda impera, mesmo inconscientemente, na sociedade.    
b) A marcha das vadias objetiva conscientizar a sociedade de que a culpa do estupro não é da mulher e o estupro não dever estar associado ao modo como ela se veste. Protestam contra a culpabilização das vitimas nos casos das violências sofridas. Criticam também as instituições que sustentam a dominação e a exploração contra a mulher.    
c) A mercantilização do corpo da mulher, do prazer e a banalização da exploração sexual são dimensões da globalização econômica. A mulher é considerada alvo estratégico do consumismo e o apelo sexual o elemento central nesse método.    
d) Mulheres trabalhadoras assalariadas, depois do trabalho nas fábricas, no comércio, no campo ou como empregadas domésticas, são subordinadas à dupla jornada de trabalho ao realizarem as tarefas domésticas ao chegarem em casa. Já as mulheres burguesas ou de classe média alta, mesmo que trabalhem, relegam as mulheres mais pobres a essa segunda atividade. Logo, em sua grande maioria são as mulheres pobres e trabalhadoras exploradas e oprimidas que lutam de forma consciente contra a opressão.    
e) A opressão ao sexo feminino nas empresas se dá na prática do assédio e abuso sexual em troca da manutenção do emprego e das promoções de cargos. As mulheres que não aceitam esses “pré-requisitos” têm que se desdobrar e demonstrar capacidade e superioridade para se manter em seus empregos.   
  
4. (Enem)  Ninguém nasce mulher; torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.
BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a)
a) ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.   
b) pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.   
c) organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.   
d) oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos.   
e) estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afirmativas.   
  
5. (Enem PPL)  Maria da Penha

Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa
Da dona “Maria da Penha”
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal, é bom e eu gosto
[...]
Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde
[...]
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da “Maria da Penha”

ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.

A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)
a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.   
b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.   
c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.   
d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.   
e) ingestão excessiva de álcool pelos homens.   
  
6. (Enem PPL) 
As figuras indicam mudanças no universo feminino, como a
a) decadência da Monarquia, revelada pela aparição solitária e informal das nobres.   
b) redução na escolaridade, simbolizada pela vida dinâmica e sem dedicação à leitura.   
c) ampliação do status, conferida pela passagem do local rústico para os jardins do palácio.   
d) inclusão na política, representada pela diferença entre o espaço privado e o espaço público.   
e) valorização do corpo, salientada pelo uso de roupas mais curtas e pela postura mais relaxada.   
  
7. (Enem PPL) Leia atentamente

Sempre teceremos panos de seda
E nem por isso vestiremos melhor.
Seremos sempre pobres e nuas
E teremos sempre fome e sede
Nunca seremos capazes de ganhar tanto
Que possamos ter melhor comida.

CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain ou le Chevalier au lion (1177-1181). Apud MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 1992 (adaptado).

O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à
a) inserção das mulheres em atividades tradicionalmente masculinas.   
b) ambição das mulheres em ocupar lugar preponderante na sociedade.   
c) possibilidade de mobilidade social das mulheres na indústria têxtil medieval.   
d) exploração das mulheres nas manufaturas têxteis no mundo urbano medieval.   
e) servidão feminina como tipo de mão de obra vigente nas tecelagens europeias.   
  
8. (Enem)  Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.

ROSS, A. “Na máquina do tempo”. Época, ed. 766, 28 jan. 2013.

A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a
a) ampliação da noção de cidadania.   
b) reformulação de concepções religiosas.   
c) manutenção de ideologias conservadoras.   
d) implantação de cotas nas listas partidárias.   
e) alteração da composição étnica da população.   
  
9. (Uema)  Um dos fenômenos sociais de destaque nos estudos sociológicos são as instituições sociais. Conceituadas como “toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo – ou seja, ela define regras e exerce formas de controle social”. Por isso, mudanças nas instituições sociais geralmente envolvem disputas entre conservadores e progressistas.

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2008.

A situação que tem gerado disputa ideológica na sociedade brasileira tanto no discurso de senso comum como nas instâncias de poder, em virtude do processo de mudança na formatação da instituição social denominada de família, é
a) a comemoração ao divórcio.   
b) o casamento religioso entre viúvos.   
c) a união estável para os casais idosos.   
d) a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.   
e) a perda da guarda dos filhos por abandono de incapaz.   
  
10. (Unioeste)  No dia 22 de junho de 2015, a Assembleia Legislativa do Paraná colocou como pauta de discussão o debate sobre a “ideologia de gênero” nas escolas do Paraná. Sabe-se que o conceito de gênero é fundamental para a compreensão das desigualdades entre homens e mulheres e coloca em xeque as atribuições relacionais que a sociedade constrói para homens e mulheres. Dada a repercussão do tema e a relevância da temática, é CORRETO afirmar sobre questões de gênero.
a) O debate sobre gênero na educação interessa apenas aos homens e para as pessoas que só têm atração sexual por pessoas do sexo oposto.   
b) Nas concepções sobre gênero, o sexo biológico corresponde a uma identidade cultural que se mantém inalterada até o final da vida.   
c) A identidade de gênero é determinada biologicamente e não pode ser modificada pela cultura, pelo meio social, pela educação nem por todas as relações sociais que fazem parte da vida dos indivíduos.   
d) A compreensão da temática de gênero perpassa um sistema de relações de poder, baseadas em um conjunto de papéis, identidade, comportamentos e estereótipos atribuídos a mulheres e homens.   
e) As relações de gênero não estão ligadas a contextos de relações de poder e desigualdade, ao contrário das relações travadas entre as classes sociais e os grupos étnicos.   
  
11. (Ufu)  A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) liberou nesta quarta-feira (25) o uso de todos os banheiros da instituição por qualquer pessoa, conforme o gênero com que se identifica. A iniciativa se deu pela adoção da campanha “Libera meu xixi”, voltada ao combate da transfobia em espaços públicos. Nos próximos dias, banheiros de todo o campus receberão uma placa com a frase “Aqui você é livre para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica”.

Para se entender as motivações para o desenvolvimento de uma política pública como a descrita, é necessário saber que:
a) O sexo determina a conduta social dos indivíduos.   
b) Não há uma definição biológica para o conceito de sexo.   
c) O gênero é uma construção social.   
d) As diferenças de gênero são definidas geneticamente.   
  
12. (Unioeste)  No Brasil, ainda são elevados os índices de violência e desigualdades de direitos entre homens e mulheres. Alguns estudos de gênero defendem a necessidade de analisarmos, com mais propriedade, a situação das mulheres e demais grupos subalternizados, social e cientificamente. Sobre os temas ligados aos estudos de gênero, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Debater o tema da cidadania das mulheres é também analisar um processo que envolve a participação das mulheres na esfera pública e no mercado de trabalho, marcada por inclusões e exclusões que vêm desde o século XVIII.   
b) No âmbito teórico, os movimentos feministas, ao entrarem na academia e ao fazerem crítica às categorias de análise, produziram o conceito de gênero.   
c) Quando se fala em estudos de gênero, se pensa na igualdade de direitos entre mulheres e homens, e, em alguns casos, em reivindicações por atendimentos especiais às mulheres.   
d) As políticas públicas, consideradas em sua variedade e alcance, são um importante instrumento para a concretização dos objetivos das mulheres.   
e) O problema da violência contra a mulher no Brasil foi solucionado com a promulgação da Lei Maria da Penha.   
GABARITO 

1- A 
2- C
3- A
4- C
5- C
6- E
7- D
8- A
9- D
10- D
11- C
12- E 

Comentários

  1. A resposta da 11 seria a letra C, pois para a Sociologia e Antropologia, o comportamento social é desnaturalizado, ou seja, não
    é determinado por forças naturais, biológicas. O gênero é um exemplo dessa construção
    social uma vez que, a partir a da definição biológica de sexo, o processo de socialização,
    de educação levará o indivíduo a um processo de enquadramento aos papéis, valores,
    comportamentos sociais de “homem” ou “mulher” definidos a partir do universo cultural
    vigente. Assim, para lembrar Simone de Beauvoir, “não se nasce mulher, torna-se mulher”,
    situação que também se estende ao universo do masculino.

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  2. Peço desculpas ao desconhecido pelo atraso em respondê-lo. Eu juro que até agora não tinha parado para ver os comentários.
    Voltando para a questão em si o gabarito está errado sim. A resposta correta é a letra C.
    Vou corrigir lá postagem.

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