Tema 3: Trabalho e novas tecnologias




























COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS IMPACTARÃO A VIDA E O TRABALHO ATÉ 2030?

O mundo tem mudado rápido demais. Por isso, nunca é cedo para pensar em como será o futuro. Confira um estudo que analisa as perspectivas para 2030


De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), nascem aproximadamente 180 pessoas por minuto no mundo. É evidente que o dado não é exato – afinal, é impossível realizar um cálculo perfeito. Além disso, é impossível imaginar o quão variadas são as realidades dessas pessoas por aí – mas, obviamente, quem nasce no Brasil não tem a mesma condição de quem nasce na Noruega. Contudo, uma certeza podemos ter: cada vez mais o smartphone fará parte da vida desses indivíduos.

De acordo com um estudo da Cisco, até 2020 haverá 5,4 bilhões de pessoas com smartphones. Mas como será que as novas tecnologias impactarão a vida dos consumidores daqui a mais de dez anos? A Dell Technologies, à pedido do Institute for the Future (IFTF), acaba de publicar os resultados de um estudo feito para mapear o impacto dessas ferramentas na vida e no trabalho das pessoas até 2030.
 
O relatório, chamado “The Next Era of Human-Machine Partnerships” (A Nova Era de Parcerias Homem-Máquina), teve como base entrevistas com 20 especialistas globais nas áreas de tecnologia, negócios e acadêmicos. Os resultados mostram que , na próxima década, todos os negócios e organizações serão baseados em tecnologia, exigindo que as empresas repensem os modelos atuais de infraestrutura e as formas de trabalho. Entre as conclusões, o estudo prevê que, graças ao avanço tecnológico, até 2030, aproximadamente 85% das profissões serão novas, ou seja, ainda nem foram inventadas.

Por outro lado, os especialistas projetam que a tecnologia não irá necessariamente substituir os profissionais, mas vai impactar, principalmente, a forma como se busca um trabalho. Ou seja, as empresas tendem a procurar cada vez mais colaboradores para executar tarefas específicas e não mais ocuparem uma posição. Para isso, vão usar soluções de machine learning, com o intuito de encontrar os indivíduos com as competências e os conhecimentos necessários.
 
Apoiando pessoas
Segundo o levantamento, os nativos digitais buscarão empresas em que poderão aprender e causar um impacto significativo. Por isso, as organizações que entenderem e apoiarem essas aspirações serão capazes de atrair os melhores talentos na próxima década.“O rápido avanço da tecnologia tem provocado mudanças sem precedentes na sociedade. E esse estudo demonstra que as pessoas e as empresas que não se prepararem desde agora para esse novo mundo, dificilmente terão espaço no mercado”, afirma Luis Gonçalves, presidente da Dell EMC Commercial no Brasil.
Outro ponto de destaque do estudo é que, em 2030, a dependência que os humanos têm da tecnologia se transformará em uma verdadeira parceria, favorecendo habilidades como a criatividade, o entusiasmo e uma mentalidade empreendedora. Isso se alinhará à capacidade das máquinas de proporcionar velocidade, automação e bom desempenho. A produtividade resultante permitirá novas oportunidades em termos de segmentos de mercado e atividades profissionais.
 
Novo relacionamento com as máquinas
O relatório prevê que as tecnologias emergentes – suportadas por enormes avanços em software, big data e capacidade de processamento – mudarão a forma como as pessoas vivem. Mais do que isso, a sociedade deve entrar em uma nova fase de relacionamento com as máquinas, que será caracterizada pelos seguintes pontos:
– Uma maior eficiência e uma possibilidade de, mais do que nunca, ajudar os humanos a transcender suas limitações
– A tecnologia tenderá a funcionar como uma extensão das pessoas, ajudando a direcionar e gerenciar melhor atividades cotidianas
– As empresas devem utilizar tecnologias baseadas em dados para buscar os talentos com as competências adequadas ao redor do mundo
– As pessoas terão que aprender em tempo real, pois as mudanças serão tão rápidas que novas indústrias serão criadas e novas competências serão requeridas para quem quiser sobreviver ao mercado

Outras sugestões de leitura:




https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/novas_tecnologias_e_trabalho

Orientações para o trabalho

1- O que é tecnologia? Quais são as novas tecnologias (TIC's)  presentes no mundo atual? 

2- Como as inovações tecnológicas impactam no mundo do trabalho: da Revolução Industrial até hoje.

3- O futuro do trabalho frente as novas tecnologias? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO, PODER E POLÍTICA (ATIVIDADE E GABARITO)

GÊNERO E SEXUALIDADE (ATIVIDADE E GABARITO)

DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS (ATIVIDADE E GABARITO)